Você está aqui: Entrada / Páginas / Definições

Definições

 

DEFINIÇÕES

 

Produto ou resíduo perigoso - é toda substância ou resíduo que apresentam riscos para o meio ambiente, à saúde da população e à segurança pública. Esses produtos e resíduos são periodicamente relacionados e atualizados pela ONU e publicados através de portarias do Ministério dos Transportes.

Rótulo de risco - Elemento que apresenta o símbolo ou expressões referentes à natureza do risco ao manuseio ou à identificação do produto.

 IPR lançamento de rotas de produtos perigosos pelas empresas de transportes, PP,

 

Painel de Segurança – Placa retangular na cor laranja que contém em sua parte superior o número de risco e na inferior o número ONU.

 IPR lançamento de rotas de produtos perigosos pelas empresas de transportes, PP,        IPR lançamento de rotas de produtos perigosos pelas empresas de transportes, PP,

 

Todo veículo transportando produtos perigosos deve portar pelo menos essas duas placas (rótulo de risco e painel de segurança), por tipo de produto, acondicionados de acordo com as exigências legais.

Número ONU – Número de quatro algarismos na parte inferior do painel de segurança. Em princípio, nenhum produto possui mais do que um número ONU.

Número de Risco - É o número que indica indica a natureza e a intensidade do risco do produto perigoso e aparece na parte superior do painel de segurança. Pode ser composto por até três algarismos (mínimo de 2 algarismos) e precedidos, em certos casos, pela letra X para substancias e artigos das classes 2 a 9. Quando acrescentada a letra X ao número de risco, indica que o produto reage perigosamente com água.

O fabricante do produto é o responsável pela indicação do número de risco quando este não constar na relação de produtos perigosos.