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Histórico

A implantação do PNCT ocorreu de forma lenta e gradativa, até chegar a sua constituição atual. O PNCT teve início em 1975 na Reunião de Técnicos de Trânsito, com o “Programa de Contagem Sistemática de Trânsito”, implantado nos estados do RJ, SP, MG.

Em 1976 este programa evoluiu para o “Plano Piloto de Contagem Sistemática de Trânsito”. Com o sucesso do plano piloto e, verificada a eficiência dos aparelhos contadores, o DNIT expandiu o programa de contagens, empregando a mesma metodologia já testada e aprovada.

Assim, em 1977 teve início o Plano Nacional de Contagem de Trânsito (PNCT) com 120 postos permanentes. Em 1989 o PNCT tinha implantado 235 permanentes, evoluindo para 266 em 1997 e em 1998 para 285 postos.

Entre 1999 e 2001, os Postos de Monitoramento de Tráfego na Rede Rodoviária Federal sob jurisdição do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT já coletavam dados relativos ao volume de tráfego, às velocidades operacionais dos veículos e às cargas por eixo para os veículos de carga e de transporte coletivo.

Esses dados, associados às características físicas dos trechos rodoviários objeto dos levantamentos, fornecem valiosas informações para que melhor sejam conhecidos os aspectos operacionais do tráfego nos principais eixos de transporte do país, subsidiando os estudos voltados para a definição das políticas de construção, manutenção e administração de rodovias, vinculadas a uma política multimodal de transportes.

Existiam, no total 100 (cem) Postos de Monitoramento, entre planejados e em operação, com o objetivo de se coletar dados nos trechos mais representativos da Rede Rodoviária Federal.

Estes 100 postos foram agrupados em 04 sub-sedes, conforme relacionado abaixo:

  • Sub-sede Belo Horizonte = 34 postos
  • Sub-sede Fortaleza = 22 postos
  • Sub-sede Curitiba = 28 postos
  • Sub-sede Cuiabá = 16 postos

Em 2001 o PNCT foi interrompido por contingenciamentos orçamentários e agora em 2013 é retomado a partir da contratação de serviços de contagem de tráfego em pontos específicos da malha rodoviária federal e através de cooperação técnica estabelecida com o Exército Brasileiro.

Mais informações sobre o edital do novo PNCT.

Planilha com os dados históricos (1994 a 2001) de VMD por mês e ponto de contagem.

Importância

O desenvolvimento do Plano Nacional de Contagem de Tráfego, procurou e procura cobrir os trechos mais representativos da malha rodoviária de cada estado e, sem dúvida, de fundamental importância, pois seus resultados são subsídios básicos para os estudos de planejamento em geral, estudos econômicos e projetos rodoviários, essenciais ao estabelecimento de critérios para o cumprimento das seguintes finalidades:

  • Planejar o sistema rodoviário;
  • Programar necessidades e prioridades de melhorias no sistema rodoviário;
  • Medir a demanda atual de serviços por via rodoviária;
  • Estabelecer as tendências de tráfego no futuro;
  • Determinar os volumes de viagens de forma a proporcionar justificativa econômica aos investimentos programados;
  • Avaliar o fluxo existente de tráfego em relação ao sistema rodoviário atual;
  • Estimar os benefícios dos usuários nas rodovias;
  • Estabelecer uma classificação do sistema rodoviário;
  • Justificar e planejar o policiamento;
  • Estabelecer o veículo de projeto para fins de projeto geométrico;
  • Projetar pavimento, obras de arte, seção transversal e outros elementos de rodovia;
  • Estudos de localização de postos de pesagem, socorro médico emergencial e etc.;
  • Analisar a capacidade e estabelecer o Nível de Serviço;
  • Realizar análise estatística de acidentes;
  • Localizar e projetar instalações para a operação rodoviária.

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