Pular cursos disponíveis

Cursos disponíveis

Próxima turma: 22 de Agosto — 30 de Setembro


Carga horária: 20 horas




Sobre o curso

Neste curso será passada uma introdução sobre a Cartografia, desde seus conceitos à utilização de mapas e cartas para trabalhos distintos. Ao final do curso, o aluno estará apto a ler e localizar feições em mapas, extrair informações e utiliza-las como insumo para a realização de análises e planejamentos viários.

O curso é composto por 4 módulos, a serem publicados semanalmente. Em cada módulo haverá um material didático em formato PDF, separado em tópicos, e um teste sobre os assuntos cobertos na semana, a ser feito na própria plataforma do Portal de Capacitação. Ao final das 4 semanas haverá uma prova prática, envolvendo todos os conhecimentos adquiridos durante o curso. As orientações de como fazer a prova serão publicados junto à mesma, ao final da quarta semana.

Por fim, há um fórum de discussões aberto para tirada de dúvidas e debates em geral. O fórum é moderado pela equipe do DNITGeo, que estará à disposição para esclarecimento de questões tanto a respeito do funcionamento do curso, como do seu conteúdo. A participação nas discussões do fórum não são obrigatórias para a conclusão do curso, porém aconselhamos todos os alunos a participarem, à medida do interesse e necessidade de cada um.



Sobre as avaliações

Para se obter o Certificado de Conclusão de Curso, é necessária a aprovação no sistema de avaliações. O sistema consiste em 4 testes e uma prova final, sendo que cada teste vale 10 pontos e a prova 60 pontos, totalizando 100 pontos máximos obtíveis. A aprovação no curso se dá pelos seguintes critérios:

  • obter um mínimo de 60 pontos totais, entre prova e testes;
  • obter um mínimo de 10 pontos nos testes (considerando a soma dos quatro testes);
  • obter um mínimo de 30 pontos na prova;

Os testes são compostos por questões objetivas, sendo que todas as questões têm o mesmo peso. Cada teste será disponibilizado no início da semana, junto com o material didático, e ficará aberto por duas semanas. Durante este tempo o teste poderá ser realizado até três vezes, sendo que será considerada para a nota final do curso a tentativa com maior nota. Após as duas semanas o teste ainda estará disponível para consulta, assim como o material da semana, porém não poderá mais ser editado.

A prova consistirá em um exercício prático dividido em etapas, que poderão ter pesos distintos. Ela será publicada ao fim da quarta semana, e ficará disponível por duas semanas, tempo o qual o aluno terá para faze-la e envia-la. O aluno terá duas tentativas na prova, e será considerada para a nota final a tentativa de maior nota. Os detalhes sobre a prova serão publicados na página do curso durante a quarta semana.